Canadá e China firmam acordos comerciais e reduzem tarifas de importação

Sofia Castro
Tempo: 1 min.

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, anunciou, durante visita a Pequim, a redução de tarifas e a formalização de novos acordos comerciais com a China. As medidas, divulgadas na sexta-feira, 16 de janeiro, visam estabelecer uma nova ‘parceria estratégica’ entre os dois países, com ênfase em setores como energia e agroalimentos.

Entre as principais decisões, Carney revelou que o Canadá permitirá a entrada de até 49 mil veículos elétricos chineses, com uma tarifa de 6,1%. Além disso, a China se comprometeu a reduzir as tarifas sobre a canola canadense de 84% para aproximadamente 15% até o início de março, além de eliminar tarifas discriminatórias sobre ervilhas, lagostas e caranguejos. O objetivo é remover barreiras comerciais que possam gerar bilhões em negócios para os canadenses.

Carney também enfatizou a meta de aumentar em 50% as exportações canadenses para a China até 2030, além de expandir a cooperação em energia limpa e cultura. Ele apontou que, em um mundo marcado pela incerteza, o Canadá busca diversificar seus parceiros comerciais e atrair investimentos, destacando a importância da visita, a primeira de um premiê canadense à China desde 2017.

Compartilhe esta notícia