Em 16 de janeiro de 2026, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, anunciou a redução de tarifas e a formalização de novos acordos comerciais com a China durante uma reunião em Pequim com o presidente Xi Jinping. As iniciativas fazem parte de uma nova ‘parceria estratégica’ entre os dois países, com foco em setores como energia e agroalimentos.
Entre os principais acordos, Carney destacou a permissão para a entrada de até 49 mil veículos elétricos chineses no mercado canadense, com uma tarifa favorável de 6,1%. Além disso, um acordo preliminar para redução de tarifas sobre a canola canadense foi estabelecido, com cortes significativos previstos até 1º de março, visando estimular investimentos e criar opções de menor custo para os consumidores locais.
O primeiro-ministro também ressaltou a meta de aumentar em 50% as exportações canadenses para a China até 2030 e a ampliação da cooperação em diversas áreas. Carney enfatizou a urgência do Canadá em diversificar seus parceiros comerciais em um cenário global incerto, destacando que esta foi a primeira visita de um premiê canadense à China desde 2017.

