O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo (18) que a vacinação de cerca de 1,1 milhão de profissionais de saúde no Brasil começará no dia 9 de fevereiro, utilizando a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Esta vacina, que é a primeira do mundo a ser administrada em dose única contra a dengue, pretende proteger os trabalhadores da atenção primária, que são os primeiros a atender os pacientes com sintomas da doença.
A vacinação será possível com a entrega de 1,1 milhão de doses adicionais da Butantan-DV, prevista para o final de janeiro. Os estudos clínicos apontam que a vacina oferece uma eficácia global de 74%, reduzindo em 91% os casos graves da doença e garantindo 100% de proteção contra hospitalização. O governo planeja expandir a vacinação para toda a população de 15 a 59 anos, conforme novas doses se tornem disponíveis.
Além disso, o Instituto Butantan firmou uma parceria com a empresa WuXi Vaccines, da China, para aumentar a produção da vacina. O ministro Padilha estima que, neste ano, o Brasil poderá contar com até 30 milhões de doses da Butantan-DV. A expectativa é que a vacina, uma vez aprovada para maiores de 60 anos, se torne parte permanente do calendário nacional de vacinação, contribuindo significativamente para o combate à dengue no país.

