O ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, e o ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, Bandar Al-Khorayef, firmaram hoje um memorando de entendimento para promover a cooperação no setor de mineração. O acordo permite a participação do setor privado de ambos os países na aquisição de licenças de exploração mineral, respeitando a legislação local.
Com uma vigência de cinco anos, o memorando propõe o intercâmbio de conhecimento e a realização de programas de capacitação, além da troca de especialistas. O governo brasileiro busca atrair investimentos na cadeia de transformação mineral, alinhando-se com o processo de industrialização e inovação tecnológica, conforme declarado por Silveira.
O ministro também expressou interesse em criar a “Aliança de Investimento em Mineração Brasil-Arábia Saudita”, focando na exploração de minerais estratégicos. Além disso, Silveira solicitou apoio do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita para mapeamento do potencial mineral brasileiro, destacando que atualmente apenas 30% do subsolo do país está mapeado.

