As bolsas europeias iniciaram a semana com desempenho misto, com Frankfurt e Paris enfrentando quedas em meio a um clima de cautela. A pressão sobre os mercados é resultado das declarações do presidente dos EUA e da expectativa em torno da decisão do Federal Reserve, prevista para esta quarta-feira. Em Londres, as mineradoras se destacam, impulsionadas pela alta dos metais preciosos, com o ouro superando a marca de US$ 5.000 a onça-troy.
Por volta das 7h09 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 apresentava uma queda de 0,21%, enquanto a Bolsa de Londres registrava uma leve baixa de 0,03%. Paris e Frankfurt também mostravam perdas, de 0,43% e 0,40%, respectivamente. Em contraste, os mercados de Milão e Lisboa apresentavam valorização, com altas de 0,10% e 0,03%, enquanto Madrid subia 0,13%.
As mineradoras em Londres compensaram as perdas de outras ações, como a Reckitt Benckiser e a Experian, que caíram 4,22% e 2,34%, respectivamente. A Fresnillo, por exemplo, subiu 3,8%, refletindo a forte demanda por metais preciosos. Enquanto isso, a Volkswagen enfrentou quedas em Frankfurt, com seu presidente destacando a necessidade de mudanças nas tarifas de importação para continuar os investimentos nos EUA.

