O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, tem uma reunião agendada para esta quarta-feira com Jorge Oliveira, vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). O encontro, marcado para as 11h, discutirá a investigação sobre a compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB), que está em andamento desde o ano passado e foi mantida sob sigilo até recentemente.
A relatoria do caso, anteriormente sob responsabilidade de Jonathan de Jesus, foi transferida para Jorge Oliveira, que agora lidera a análise do processo. O acesso do Banco Central aos documentos foi liberado apenas em 15 de janeiro, permitindo que a instituição acompanhe o andamento do caso, após um período em que esteve impedida de fazê-lo. Durante esse tempo, os advogados do banqueiro envolvido puderam consultar o processo livremente.
A reunião de hoje tem como objetivo definir a condução do caso sob a nova relatoria. Galípolo busca um diálogo com o TCU para evitar a reversão de decisões já tomadas pelo Banco Central, que incluiu a proibição da compra do Banco Master pelo BRB e a liquidação da instituição, decretada em novembro do ano passado.

