Apex indica novos mercados para carne bovina brasileira na Ásia

Rodrigo Fonseca
Tempo: 2 min.

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, afirmou que Japão, Indonésia e Coreia do Sul podem se tornar novos destinos para a carne bovina brasileira. A declaração foi feita em Brasília, durante uma entrevista na sede do órgão, no dia 22 de janeiro de 2026, após a China impor salvaguardas ao produto. Viana enfatizou que o Brasil possui uma variedade de mercados abertos, o que facilita a expansão das exportações.

Viana também mencionou que, além da Indonésia, os Estados Unidos são um potencial mercado para a carne brasileira, especialmente após as mudanças nas tarifas que impactaram a exportação. Ele apontou que em 2025 o Brasil exportou 1,7 milhão de toneladas de carne bovina para a China, mas as novas cotas estabelecidas resultaram em uma redução significativa de cerca de 35% nas exportações. Essa situação exige que o Brasil busque novas oportunidades fora do mercado chinês.

Com as restrições impostas pela China, a Apex está focada em diversificar seus mercados, o que pode levar a um aumento nas exportações de carne bovina para a Ásia e outros países. A iniciativa visa compensar a perda de volume de vendas para a China e garantir que a produção brasileira continue competitiva no mercado global. O sucesso dessa estratégia dependerá da efetiva abertura e aceitação por parte dos novos destinos citados.

Compartilhe esta notícia