Nesta segunda-feira (12), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do Sunlenca (lenacapavir), um medicamento inovador para a prevenção do HIV-1, que pode ser administrado por injeção subcutânea a cada seis meses. Este fármaco é indicado para adultos e adolescentes a partir de 12 anos que estejam em risco de contrair o vírus, sendo necessário apresentar um teste negativo para HIV-1 antes do início do tratamento.
Os estudos clínicos demonstraram a eficácia do Sunlenca, apresentando 100% de redução na incidência de HIV-1 em mulheres cisgênero, além de 96% em comparação com a incidência de HIV de base. O regime de injeções semestrais tem mostrado boa adesão entre os pacientes, superando as dificuldades comuns encontradas em esquemas diários, de acordo com informações da Anvisa.
Embora a Anvisa tenha concedido o registro do medicamento, sua disponibilidade ainda depende da definição de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, além da avaliação para inclusão no Sistema Único de Saúde, que será realizada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde. A aprovação do Sunlenca representa um avanço significativo na prevenção do HIV, alinhando-se com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde sobre novas opções de profilaxia.

