Adolescente morre após ataque de tubarão em Olinda, Pernambuco

Jackelline Barbosa
Tempo: 1 min.

Na quinta-feira (29), Deivison Rocha Dantas, um adolescente de 13 anos, foi atacado por um tubarão em Olinda, região metropolitana do Recife, e chegou sem vida ao serviço médico. O corpo do jovem foi enterrado na tarde de sexta-feira (30). O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) atribui o ataque à espécie tubarão-cabeça-chata, comum na região costeira.

A lesão na coxa direita da vítima, de 33 cm de diâmetro, foi classificada como compatível com a dentição do gênero Carcharhinus, reforçando a hipótese da espécie envolvida. O Cemit destaca que o litoral pernambucano já registrou 82 incidentes com tubarões desde 1992, com uma concentração significativa na Região Metropolitana do Recife. Além disso, um trecho de 33 quilômetros de praia é considerado de atenção por apresentar maior probabilidade de ataques.

Em resposta ao aumento de incidentes, o governo de Pernambuco anunciou um edital para retomar o monitoramento de tubarões, interrompido desde 2015. O projeto, que prevê o uso de microchips para acompanhamento, inclui um investimento de até R$ 1.052.000,00 e duração de 24 meses. A iniciativa visa não apenas aumentar a segurança nas praias, mas também entender melhor o comportamento dos tubarões na região.

Compartilhe esta notícia