61% dos brasileiros querem mudar de emprego em 2026, aponta pesquisa

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

Uma pesquisa realizada pela consultoria de recursos humanos Robert Half revela que 61% dos profissionais brasileiros pretendem buscar um novo emprego em 2026, marcando um aumento de 7 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Esta tendência é impulsionada pela crescente confiança dos trabalhadores, que estão priorizando o avanço na carreira, melhor remuneração e qualidade de vida.

Os dados mostram que a maioria dos entrevistados, 72%, deseja trocar de empresa, mantendo-se na mesma área de atuação. Apenas 28% consideram uma transição de carreira, sendo que as principais motivações para a mudança incluem a busca por oportunidades de crescimento (45%) e aumento salarial (42%). Para aqueles que estão dispostos a mudar de área, a questão financeira é o principal fator, seguida pela qualidade de vida.

Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half na América do Sul, enfatiza que a confiança em alta está levando os profissionais a tomarem decisões mais estratégicas. Ele prevê que benefícios, flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento terão um papel ainda mais significativo nas escolhas e na retenção de talentos ao longo de 2026.

Compartilhe esta notícia