O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, solicitou nesta quarta-feira aos aliados da Ucrânia que provem à Rússia que a continuação da guerra é ‘inútil’. Essa declaração foi feita antes de uma importante cúpula da União Europeia em Bruxelas, onde o uso de quase US$ 250 bilhões em ativos soberanos russos congelados será discutido. Zelenskiy ressaltou que a resposta europeia deve deixar claro à Rússia que seu desejo de prolongar o conflito não terá sucesso.
No seu discurso noturno, Zelenskiy pediu que os líderes europeus tomem uma decisão sobre a utilização dos ativos congelados, que estão em sua maioria na Euroclear, na Bélgica, para facilitar um empréstimo à Ucrânia. Ele afirmou que os aliados devem ter coragem para reconhecer a verdade sobre as intenções da Rússia, que, segundo ele, continua a demonstrar sua disposição de lutar. Essa pressão sobre os parceiros ocidentais é essencial para garantir o apoio contínuo a Kiev.
Zelenskiy também comentou sobre as declarações do presidente russo, que indicam a intenção de Moscou de expandir seu território na Ucrânia. Enquanto isso, líderes da União Europeia hesitam em liberar os ativos congelados devido a preocupações com possíveis riscos legais. O desdobramento dessas negociações poderá influenciar significativamente a dinâmica do conflito e a resposta internacional ao que ocorre na região.

