A XP Investimentos prevê um desempenho positivo para a Bolsa brasileira em 2026, atribuindo essa expectativa à queda da Selic e ao impacto das eleições. Em um relatório divulgado no dia 8 de dezembro de 2025, os analistas afirmam que, ao contrário do ano anterior, o cenário interno será mais determinante para os preços das ações do que o setor externo. A projeção é que a Selic seja reduzida para 12% ao final do ano, criando um ambiente favorável ao mercado.
Os analistas da XP destacam que a Bolsa tende a se beneficiar historicamente em ciclos de queda de juros, com uma expectativa de atingir 185 mil pontos no índice, podendo variar entre 144 mil e 223 mil em cenários otimistas e pessimistas, respectivamente. No entanto, a recente volatilidade, exacerbada pela pré-candidatura de um senador à presidência, acende um sinal de alerta para os investidores. O foco das notícias locais é esperado para ser mais relevante em 2026, influenciando diretamente os ativos brasileiros.
Além da expectativa de reformas econômicas que poderão ser impulsionadas pelo vencedor das eleições, a XP observa que o cenário fiscal deverá melhorar, com uma arrecadação ainda positiva. Contudo, os analistas alertam para a necessidade de cautela, uma vez que a dinâmica inflacionária pode exigir uma postura conservadora do Banco Central. A recomendação é diversificar investimentos, incluindo uma maior alocação em ativos internacionais, enquanto se observa o comportamento do dólar e os riscos associados ao cenário global, especialmente em relação à economia chinesa.

