União Europeia define meta de redução de emissões para 2040

Bianca Almeida
Tempo: 2 min.

Na quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, legisladores da União Europeia chegaram a um acordo sobre uma ambiciosa meta para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 90% até 2040, em comparação com os níveis de 1990. A decisão permite que 5% das reduções sejam alcançadas com créditos de carbono comprados fora do continente, uma medida que gerou controvérsia entre os países membros.

Na discussão, liderada pela Itália, alguns países expressaram preocupações sobre a viabilidade da meta. Grupos ativistas alertam que a utilização de créditos de carbono pode ser uma forma de desviar a responsabilidade climática, transferindo a pressão para nações fora da Europa. Além disso, o acordo adia para 2028 a implementação de um sistema de comércio de emissões para o setor de transporte e aquecimento de edifícios, sob a pressão de países como Polônia e Hungria.

Esse acordo, que ainda precisa da aprovação formal dos 27 Estados-membros e do Parlamento Europeu, representa um passo significativo na luta contra as mudanças climáticas. A União Europeia, que já reduziu suas emissões em 37% desde 1990, busca se posicionar como líder global em ações climáticas, embora enfrente críticas sobre a eficácia de suas estratégias e a real intenção por trás delas.

Compartilhe esta notícia