Trump suspende sorteio de green cards após ataque em universidades dos EUA

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 2 min.

O presidente Donald Trump anunciou, nesta quinta-feira, 19 de dezembro, a suspensão do programa de sorteio de green cards, após um ataque em universidades dos Estados Unidos que resultou em mortes. A medida foi impulsionada por eventos trágicos envolvendo um cidadão português, que teria obtido o visto por meio desse programa e é suspeito de ter cometido os ataques. A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, confirmou que, a pedido de Trump, está organizando a suspensão junto ao Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA.

O programa de diversidade, que oferece até 50 mil green cards anualmente, visa imigrantes de países com baixa representação nos Estados Unidos. A decisão de suspensão pode levar a desafios legais, dado que o programa é uma iniciativa legislativa estabelecida pelo Congresso. O ataque em questão, que resultou na morte de dois estudantes e ferimentos em outros, foi atribuído ao suspeito, Claudio Neves Valente, que foi encontrado morto em uma aparente suicídio, levantando questões sobre a segurança e a admissibilidade de imigrantes no país.

As implicações dessa suspensão se estendem além da resposta imediata ao ataque, pois afetam milhares de pessoas que se inscrevem anualmente para o sorteio. Quase 20 milhões de candidatos participaram da última loteria, com apenas 38 vagas destinadas a cidadãos portugueses. A medida, além de impactar os imigrantes, também pode intensificar o debate sobre a política de imigração nos Estados Unidos, especialmente em tempos de crescente polarização política.

Compartilhe esta notícia