Tradição dos presépios ganha destaque em todo o Brasil

Bruno de Oliveira
Tempo: 1 min.

Fiéis em várias partes do Brasil preservam a tradição de montar presépios, que representam o nascimento de Jesus, em espaços públicos e em suas residências. Um dos mais emblemáticos é o Presépio Natural Mãos de Deus, localizado em Grão Mogol, Minas Gerais, reconhecido como o maior do mundo a céu aberto, com 3,6 mil metros quadrados e figuras esculpidas em pedra.

Esse presépio, idealizado pelo empresário Lúcio Marcos Bemquerer, que faleceu em 2021, tem se tornado um importante atrativo turístico na região, com um aumento de 20% no número de visitantes a cada ano, conforme dados da Secretaria de Cultura de Minas Gerais. Além disso, outra atração em Brasília promove uma experiência imersiva com cenas em movimento, destacando a modernização da tradição através da tecnologia.

Em ambientes domésticos, a tradição dos presépios também é valorizada, com figuras públicas como o deputado federal Chico Alencar promovendo reflexões sobre desigualdades sociais através dessa arte. Artistas contemporâneos, como Cora Azedo, reinterpretam a simbologia dos presépios, contribuindo para a continuidade e a evolução dessa prática cultural no Brasil.

Compartilhe esta notícia