O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, decidiu, neste sábado (27), que o diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos, participará da acareação relacionada à investigação de fraudes no Banco Master. A audiência está agendada para a próxima terça-feira (30) e contará também com os depoimentos do banqueiro Daniel Vorcaro e do ex-presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa.
Toffoli justificou sua decisão ao afirmar que a participação de Ailton é de ‘especial relevância’ para elucidar os fatos, embora tenha esclarecido que nem ele nem o Banco Central estão sendo investigados. A investigação se concentra em fraudes que podem chegar a R$ 17 bilhões e será conduzida pelo STF, em decorrência da citação de um parlamentar, que possui foro privilegiado na Corte.
O caso, que envolve a Operação Compliance Zero da Polícia Federal, levanta questões sérias sobre a concessão de créditos falsos pelo Banco Master. Além de Vorcaro, outros ex-diretores da instituição e um ex-sócio são alvos das investigações, enquanto os advogados de Vorcaro negam tentativas de fuga e afirmam que ele está disposto a colaborar com a Justiça.

