Toffoli convoca acareação sobre fraudes no Banco Master em dezembro

Sofia Castro
Tempo: 2 min.

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para o dia 30 de dezembro uma audiência de acareação com os envolvidos no caso Banco Master. Participarão da sessão, realizada por videoconferência, o sócio do banco, um ex-presidente do Banco de Brasília e um diretor do Banco Central, em meio a investigações de fraudes financeiras que podem ter movimentado até R$ 17 bilhões por meio de títulos de crédito falsos.

Os acusados estão sendo investigados pela Polícia Federal desde 2024, no âmbito da Operação Compliance Zero, que foi deflagrada em novembro de 2025. Durante o processo, o sócio do banco foi preso em Guarulhos, São Paulo, após a Fictor Holding Financeira anunciar a compra do Banco Master, que havia sido liquidado. Outros sócios também foram detidos, porém liberados para responder ao processo em liberdade, com restrições significativas.

Toffoli, que é o relator do caso, decidiu que a investigação seria conduzida pelo STF após um pedido da defesa do sócio do Banco Master, justificando que um deputado federal, mencionado no caso, possui foro privilegiado. A mudança de jurisdição levanta questões sobre a condução e o desfecho da investigação, que segue sob sigilo judicial, adicionando complexidade ao caso e suas repercussões na política financeira do país.

Compartilhe esta notícia