O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, voltou a criticar gestões anteriores por atrasos na entrega do trecho norte do Rodoanel. Durante uma coletiva de imprensa realizada em 23 de dezembro de 2025, ele destacou que a corrupção, associada à falta de planejamento, foram fatores decisivos para os atrasos nas obras, que também foram afetadas pelas investigações da Lava Jato.
Em sua fala, Tarcísio enfatizou que a corrupção representa um grande mal no Brasil e que seu governo luta contra esse problema. Ele explicou que a retomada das obras exigiu um considerável retrabalho, incluindo a reconstrução de túneis que haviam colapsado, o que demandou um alto nível de engenharia e geotecnia. O governador também mencionou que a entrega do segundo trecho do Rodoanel está prevista para o segundo semestre de 2026.
Além disso, durante a inauguração de um novo trecho, Tarcísio trocou farpas com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que foi vaiado por seus apoiadores. O governador aproveitou a ocasião para exaltar o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua atuação como ministro da Infraestrutura, evidenciando a polarização política em torno das obras e seus desdobramentos no cenário estadual.

