Na última semana, o plantio de soja na Argentina alcançou 67,3% da área projetada para a safra 2025/26, conforme informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires em 18 de dezembro. O avanço de 8,7 pontos porcentuais destaca o bom desempenho no centro e no sul da região agrícola, enquanto a semeadura da soja de segunda safra já atinge 40,6%.
A condição das lavouras de soja melhorou, com 65% sendo classificadas como boas ou excelentes, um aumento em relação aos 58% da semana anterior. O plantio de milho também avançou, alcançando 69,5% da área prevista, refletindo um ritmo acelerado de trabalho nas regiões norte e sul, além do sudeste da província de Buenos Aires.
Além do avanço no plantio de grãos, a Bolsa de Cereais elevou sua estimativa de produção de trigo para um recorde de 27,1 milhões de toneladas na safra 2025/26. Este ajuste foi motivado por rendimentos que superam as expectativas anteriores, com produtividade em áreas já colhidas acima das máximas históricas, indicando um cenário promissor para a agricultura argentina.

