O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 23 de dezembro de 2025, o edital para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permitirá inscrições entre 9 e 23 de janeiro de 2026. Os candidatos poderão optar por até dois cursos e a seleção levará em conta os resultados das três últimas edições do Enem, priorizando a melhor nota obtida. A chamada regular será divulgada em 29 de janeiro e as matrículas nas instituições começarão em 2 de fevereiro.
Essa edição do Sisu é considerada a maior da história, com a oferta de 274,8 mil vagas em 136 instituições públicas em todo o Brasil. O MEC informou que as vagas disponíveis atenderão cursos que iniciam aulas tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2026. É importante ressaltar que apenas candidatos que concluíram o ensino médio estão aptos a concorrer às vagas oferecidas.
As novas diretrizes do Sisu visam aumentar a competitividade e a acessibilidade ao ensino superior no Brasil. Ao considerar as notas das últimas edições do Enem, o processo seletivo busca beneficiar candidatos com melhor desempenho ao longo do tempo. As mudanças e a ampliação das vagas podem impactar positivamente a inclusão de estudantes em instituições de ensino superior no país.

