O sentimento empresarial no Japão teve um avanço significativo, com a pesquisa Tankan mostrando otimismo entre as principais empresas manufatureiras pelo terceiro trimestre consecutivo. Essa melhoria é atribuída à diminuição das preocupações em relação às tarifas comerciais, especialmente após o acordo entre Tóquio e Washington, que trouxe mais clareza às perspectivas de lucro e investimento.
O índice que mede o sentimento entre grandes empresas manufatureiras alcançou 15 nesta pesquisa, superior ao 14 registrado em setembro. Com isso, é esperado que o Banco do Japão (BoJ) considere a elevação das taxas de juros em sua reunião que se encerra na próxima sexta-feira, uma decisão que já está sendo precificada pelos mercados financeiros.
Apesar de uma diminuição nas incertezas comerciais, as empresas ainda enfrentam tarifas elevadas em comparação a anos anteriores. As projeções indicam que as grandes empresas japonesas planejam aumentar seus investimentos em 12,6% no ano fiscal que termina em março de 2026, refletindo um cenário de recuperação e crescimento no setor, que será observado de perto pelos formuladores de políticas do BoJ.

