Neste sábado (6), a cidade de São Paulo começou a oferecer a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. A imunização é fundamental para prevenir infecções graves em bebês com menos de seis meses, que são particularmente vulneráveis a complicações como bronquiolite e pneumonia. As vacinas estão disponíveis nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, com horário de funcionamento das 7h às 19h.
A vacina contra o VSR, que pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas como as de influenza e covid-19, apresenta eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves nos bebês nos primeiros 90 dias após o nascimento. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, a vacinação das gestantes é uma estratégia vital para garantir a proteção dos recém-nascidos, que enfrentam riscos maiores logo após o nascimento. Além disso, a vacina está disponível em um contexto onde a versão privada pode custar até R$ 1,5 mil.
A prefeitura de São Paulo enfatiza a importância da atualização do calendário vacinal das gestantes, que deve incluir não apenas a vacina contra o VSR, mas também outras vacinas recomendadas. Para facilitar o acesso, a população pode consultar a disponibilidade da vacina pelo site Olho na Fila, além de acessar informações sobre as unidades de saúde pela plataforma Busca Saúde. Essa ação é parte de um esforço contínuo para melhorar a saúde pública e reduzir a incidência de infecções graves em crianças pequenas.

