No dia 25 de dezembro, o Rio de Janeiro atingiu uma temperatura máxima de 40,1ºC, segundo o sistema Alerta Rio, na estação de Guaratiba, Zona Oeste. Este é o dia mais quente registrado desde 6 de outubro, quando a temperatura também alcançou 40,1ºC. O calor intenso coincide com a chegada do verão, que começou no último domingo.
A onda de calor é provocada por um vórtice ciclônico que cria um bloqueio atmosférico, intensificando a presença de uma massa de ar quente e seco. Ao longo da semana, o Rio já havia registrado 40,0ºC em outra ocasião, e a previsão é de que temperaturas semelhantes se mantenham nos próximos dias. O município permanece em estágio 3 de calor, com termômetros entre 36ºC e 40ºC.
Com dias ensolarados e sem previsão de chuvas, a população deve se preparar para mais dias de calor intenso. O Alerta Rio indica que os 40ºC podem ser novamente atingidos nos próximos dias, reforçando a necessidade de cuidados com a saúde. Esse fenômeno climático levanta preocupações sobre os impactos das altas temperaturas na qualidade de vida dos cariocas.

