Rafael Belaunde, pré-candidato peruano, sofre atentado a tiros e sai ileso

Carlos Eduardo Silva
Tempo: 1 min.

O pré-candidato à Presidência do Peru, Rafael Belaunde, foi alvo de um atentado a tiros nesta terça-feira, 2 de dezembro de 2025, em Cerro Azul. Suspeitos dispararam contra o veículo em que ele estava, mas o político saiu ileso do ataque, que levanta preocupações sobre a segurança na campanha eleitoral em curso.

Belaunde, filiado ao partido de centro-direita Libertad Popular, não tem obtido um desempenho expressivo nas pesquisas de intenção de voto. O ex-primeiro-ministro Pedro Cateriano, que é do mesmo partido, confirmou que Belaunde estava em Cerro Azul para supervisionar um empreendimento. O comandante da Polícia Nacional do Peru, Óscar Arriola, informou que não havia registro de ameaças contra o pré-candidato antes do atentado.

Este incidente marca um começo alarmante para a campanha de Belaunde, em um cenário nacional já marcado por altos índices de criminalidade. O vice de Belaunde enfatizou a necessidade de condenar a violência, que se tornou uma preocupação crescente entre os peruanos. As eleições gerais estão agendadas para 12 de abril de 2026, e a segurança dos candidatos será um tema crucial à medida que a data se aproxima.

Compartilhe esta notícia