O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que Moscou alcançará seus objetivos na Ucrânia “pela força” caso Kiev não busque um acordo pacífico. As declarações foram feitas após um ataque em larga escala e coincidem com a visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, aos Estados Unidos para se encontrar com o presidente Donald Trump.
Putin criticou a falta de urgência da Ucrânia em buscar a paz, enquanto os combates continuam. As informações de que as forças russas teriam capturado várias cidades na região de Donetsk e Zaporizhzhia foram contestadas pelas Forças Armadas ucranianas, que afirmaram que a situação é difícil, mas ainda controlam partes relevantes das áreas em disputa.
À medida que o conflito se intensifica, o encontro entre Zelensky e Trump pode ser crucial para o futuro das negociações de paz. A Casa Branca ainda não se posicionou sobre as recentes declarações de Putin, enquanto a tensão militar permanece alta, refletindo a complexidade da situação geopolítica na região.

