Projeções de inflação do Brasil recuam com desaceleração de preços

Laura Ferreira
Tempo: 1 min.

O Banco Central do Brasil divulgou, nesta segunda-feira (15), o Boletim Focus, que apresenta uma revisão das projeções do mercado financeiro para a inflação, com o IPCA estimado em 4,36% para 2025. Essa queda é parte de uma tendência observada nas últimas cinco semanas e coloca as expectativas de inflação dentro do intervalo estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional, que visa uma meta de 3% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Apesar do cenário otimista, a inflação ainda apresenta desafios, evidenciados pelo aumento de 0,18% do IPCA em novembro, influenciado principalmente pelas passagens aéreas. O Banco Central manteve a taxa Selic em 15% ao ano, o maior nível desde 2006, em um esforço para controlar os preços em meio a um ambiente de incertezas econômicas.

As expectativas de crescimento do PIB também foram mantidas em 2,25% para 2025, mas com previsões de desaceleração nos anos seguintes. A manutenção da taxa de juros elevada visa limitar o consumo e o crédito, fatores que podem ajudar a controlar a inflação, mas que também impõem desafios ao crescimento econômico do país em um futuro próximo.

Compartilhe esta notícia