Ad imageAd image

Prefeito de Nova York proíbe desinvestimento em Israel antes de deixar o cargo

Isabela Moraes
Tempo: 1 min.

O prefeito de Nova York, Eric Adams, assinou duas ordens executivas que proíbem qualquer desinvestimento ou discriminação contra Israel, um mês antes de entregar a prefeitura a Zohran Mamdani, que é crítico da política israelense. As ordens visam combater o antissemitismo e proíbem funcionários municipais de adotar políticas alinhadas ao movimento BDS, que Mamdani já declarou apoiar.

A primeira ordem impede que os servidores públicos se envolvam em ações que discriminen Israel ou seus cidadãos, enquanto a segunda manda a comissária de polícia avaliar propostas que regulamentem protestos próximos a locais de culto. Eric Adams justificou suas medidas ao afirmar que a cidade tem visto um aumento nas discriminações contra pessoas de ascendência judaica nos últimos anos.

Essas ações são vistas como uma tentativa de Adams de consolidar sua posição contrária a Mamdani, que assumirá o cargo em 1º de janeiro e cuja defesa da causa palestina gerou reações adversas na comunidade judaica. A implementação dessas ordens pode ter desdobramentos significativos nas políticas da cidade em relação ao conflito israelense-palestino.

Compartilhe esta notícia