Preços da ceia de Natal disparam e consumidores devem se atentar

Patricia Nascimento
Tempo: 2 min.

Com a aproximação das festas de fim de ano, os brasileiros iniciam os preparativos para a ceia de Natal, tradicionalmente realizada na véspera, dia 24. Um levantamento do Procon Goiás, realizado entre 16 e 18 de dezembro em 11 supermercados de Goiânia, revela que os preços dos itens típicos da ceia, como frutas e carnes, apresentaram altas expressivas, com a Nectarina liderando com uma variação de até 470,82%.

Além das frutas, espera-se que o consumo familiar aumente 15% em relação ao ano anterior, com um faturamento projetado de R$ 72,71 bilhões para o Natal de 2025. Apesar do aumento de 7,7% nos preços de uma cesta de produtos natalinos de 2023 para 2024, as expectativas apontam para uma alta moderada de 3,5% nos preços em comparação ao ano anterior. Especialistas do setor, como o vice-presidente da ABRAS, antecipam que itens como chester e peru podem ter aumentos superiores à média devido à sazonalidade da demanda.

Diante das variações de preços, a orientação aos consumidores é planejar as compras com cuidado, comparando preços e verificando a qualidade dos produtos. A advogada especialista em direito do consumidor, Angela Furtado, ressalta a importância de estar atento a práticas abusivas e a necessidade de guardar comprovantes de compra para eventuais reclamações. Em caso de irregularidades, consumidores são encorajados a denunciar ao Procon, assegurando seus direitos conforme estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Compartilhe esta notícia