Contribuintes goianos têm até a próxima segunda-feira, 29 de dezembro, para efetuar o pagamento de parcelas de ICMS, IPVA e ITCD. A prorrogação do prazo, que se deve ao feriado de Natal, envolve um total de 24,7 mil parcelas, somando R$ 61,7 milhões em débitos. O vencimento original estava previsto para 25 de dezembro, mas agora os contribuintes têm mais tempo para regularizar suas pendências.
De acordo com a Superintendência de Recuperação de Crédito da Secretaria da Economia, mais de 18 mil contribuintes estão envolvidos nesse pagamento. Dentre eles, há cerca de 3 mil participantes do Programa Negocie Já, que oferece condições facilitadas para quitação de impostos. Essa iniciativa, que inclui a redução de juros e multas, é um esforço do governo para estimular a regularização fiscal entre os cidadãos.
É importante que os contribuintes fiquem atentos aos prazos, pois a falta de pagamento de três parcelas, consecutivas ou não, pode resultar no cancelamento do acordo de parcelamento. Além disso, a não quitação pode acarretar na perda de benefícios fiscais, como os oferecidos pelo Programa Negocie Já, e na aplicação de multas previstas no Código Tributário Estadual. Portanto, a regularização é fundamental para evitar complicações futuras.

