Ad imageAd image

Petrobras Reinicia Produção de Fertilizantes no Nordeste até Janeiro

Laura Ferreira
Tempo: 2 min.

A Petrobras anunciou que pretende reiniciar a produção de fertilizantes em suas unidades no Nordeste até janeiro de 2026, conforme informado por William França, diretor-executivo de Processos Industriais e Produtos da estatal. Essa iniciativa visa atender a uma fatia de 20% do mercado nacional de fertilizantes nitrogenados, um passo significativo para diminuir a atual dependência do Brasil em relação às importações desse insumo.

A retomada da produção é um reflexo de uma demanda expressa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que busca fortalecer o setor agrícola nacional. As fábricas, localizadas nos estados de Sergipe e Bahia, possuem capacidades de 1,8 mil e 1,3 mil toneladas de ureia por dia, respectivamente. Além disso, a Petrobras planeja iniciar a operação de outra unidade em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, até 2029, ampliando ainda mais a produção interna.

Com essa mudança, a Petrobras espera reduzir a importação de ureia de cerca de 8 milhões de toneladas anuais para menos de 4 milhões, consolidando um compromisso com a segurança alimentar do Brasil. O retorno ao controle da empresa sobre as fábricas de fertilizantes, anteriormente arrendadas, e a expansão da capacidade produtiva demonstram uma estratégia de longo prazo para atender à demanda interna e garantir a sustentabilidade do setor agrícola.

Compartilhe esta notícia