Papa Leão XIV pede trégua global no Natal e lamenta rejeição da Rússia

Bruno de Oliveira
Tempo: 2 min.

Na terça-feira, 23 de dezembro de 2025, o papa Leão XIV fez um apelo por uma trégua global de um dia durante as festividades de Natal. A declaração foi feita a partir de sua residência em Castel Gandolfo, próximo a Roma, onde expressou sua “grande tristeza” em relação à negativa da Rússia ao pedido. O pontífice pediu que todos respeitem um dia de paz em honra ao nascimento de Cristo.

Leão XIV ressaltou que espera que as pessoas de boa vontade atendam ao chamado por um dia de paz, mesmo em tempos de conflitos. Ele mencionou que a rejeição da Rússia ao pedido foi especialmente desalentadora. A declaração ocorre em um contexto de tensões internacionais, onde a esperança de paz parece distante, mas o papa ainda assim acredita na possibilidade de um momento de reflexão e união durante o Natal.

O papa irá celebrar sua primeira missa de véspera de Natal na noite seguinte e conduzirá a tradicional bênção Urbi et Orbi no dia de Natal. Ele usará essa oportunidade para mencionar os conflitos ao redor do mundo, trazendo à tona a necessidade urgente de diálogo e paz. A declaração do pontífice pode ter implicações significativas na percepção pública e nos esforços para a resolução de conflitos globais.

Compartilhe esta notícia