Em sua primeira mensagem de Natal como chefe do Vaticano, o Papa Leão 14 apelou nesta quinta-feira, 25 de dezembro, à Rússia e à Ucrânia para que encontrem ‘coragem’ e promovam um diálogo sincero em busca de um acordo de paz. A celebração ocorreu na Basílica de São Pedro, onde o pontífice também destacou a crise humanitária em Gaza, refletindo sobre os desafios enfrentados por populações afetadas pela guerra.
O Papa enfatizou que a paz é uma responsabilidade compartilhada, sugerindo que a aceitação de falhas pessoais e o reconhecimento do sofrimento alheio poderiam transformar o mundo. Além de mencionar o conflito ucraniano, Leão 14 pediu justiça e estabilidade em várias regiões, incluindo o Líbano e a Palestina, e incentivou líderes da América Latina a promoverem o diálogo em vez de divisões ideológicas que prejudicam o bem comum.
As declarações do Papa ocorrem em um contexto de intensificação dos conflitos globais e crises humanitárias. A mensagem ‘urbi et orbi’ destaca a necessidade urgente de ação e solidariedade, enquanto o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, apresenta um novo plano para a paz, atualmente sob análise da Rússia. Assim, a abordagem diplomática do Papa pode influenciar discussões sobre resolução de conflitos e humanitarismo em escala global.

