Onda de calor persiste no Brasil e afeta o Réveillon

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

O Brasil está enfrentando uma onda de calor que deve se estender até os últimos dias de dezembro, com alerta vermelho para aproximadamente 1.300 cidades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que as temperaturas estão pelo menos 5ºC acima da média histórica em várias regiões, com os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo sendo os mais impactados.

As previsões indicam que as temperaturas podem alcançar até 35ºC em diversas capitais e cidades do interior até 29 de dezembro. No entanto, a partir do dia 30, há uma expectativa de queda gradual nas temperaturas em parte do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, embora a sensação térmica elevada persista devido ao calor intenso e à umidade alta.

Apesar da previsão de diminuição das temperaturas, o calor extremo pode retornar em janeiro, conforme projeções do Inmet. A combinação do padrão de verão com ar quente e alta umidade eleva a sensação térmica, tornando a situação ainda mais desconfortável para a população nas próximas semanas.

Compartilhe esta notícia