Uma intensa onda de calor na Austrália causou incêndios florestais significativos em Nova Gales do Sul durante o último fim de semana. As autoridades emitiram ordens de evacuação para milhares de moradores na Costa Central, onde as temperaturas atingiram 42 graus Celsius. A situação levou a destruição de pelo menos 20 casas e causou interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Desde sábado, mais de 50 focos de incêndio foram registrados, com um em Upper Hunter, que queimou quase 10.000 hectares. A chegada de uma frente fria ajudou a conter a situação, mas o alerta permanece elevado para a região de Phegans Bay e Woy Woy, que abriga cerca de 350 mil pessoas a 45 quilômetros de Sydney. O primeiro-ministro Anthony Albanese pediu à população que siga as orientações das autoridades e cuide uns dos outros.
As autoridades meteorológicas já preveem uma temporada de incêndios florestais de alto risco neste verão australiano, após anos de relativa calma. O histórico de incêndios devastadores, como os do

