Museu do Louvre apresenta nova galeria com obras de todo o mundo

Isabela Moraes
Tempo: 2 min.

O Museu do Louvre, localizado em Paris, inaugurou nesta quarta-feira, dia 3, uma nova galeria que reúne 130 obras de diferentes civilizações, incluindo um moai da Ilha de Páscoa. A presidente do museu, Laurence des Cars, destacou que a galeria faz parte de um projeto de renovação que visa não apenas revitalizar o espaço, mas também aumentar a segurança, especialmente após o roubo das joias da Coroa em outubro.

A nova galeria, chamada ‘os cinco continentes’, promove uma abordagem sem barreiras da história da arte, organizando as obras por grandes temas, como ‘nascer e morrer’. Além de um sarcófago egípcio e o moai, a exposição inclui 42 obras do Louvre e 77 do museu do Quai Branly, promovendo um diálogo entre culturas e épocas. A iniciativa também visa refletir sobre a origem dos objetos, em um momento em que questões de restituição ganham destaque global.

Com 1.000 m², a galeria espera atrair visitantes ao oferecer uma experiência única e educativa sobre a arte mundial. A reabertura de uma sala dedicada à pintura italiana e espanhola dos séculos XVII e XVIII complementa essa renovação, reafirmando o compromisso do Louvre em se modernizar e manter seu status como o museu mais visitado do mundo.

Compartilhe esta notícia