Nesta segunda-feira, 22 de dezembro de 2025, dezenas de motociclistas em Caracas, vestidos de piratas, realizaram um protesto contra a apreensão de navios de petróleo venezuelano pelos Estados Unidos. A manifestação é uma resposta às recentes ações norte-americanas, que confiscou dois petroleiros desde o dia 10 de dezembro, em um movimento militar liderado pelo presidente Donald Trump, que os manifestantes chamam de pirataria.
Os participantes, como Manuel Rincón e Luis Rojas, expressaram sua indignação em relação ao que consideram uma invasão e roubo de recursos venezuelanos. Com faixas que clamavam por paz e ilustrações de Trump vestido de pirata, os motociclistas percorreram cerca de 20 km pela capital, reforçando seu apoio ao governo e ao processo revolucionário venezuelano.
Enquanto os Estados Unidos alegam que o destacamento militar no Caribe é destinado a combater o tráfico de drogas, o presidente Nicolás Maduro afirma que se trata de uma estratégia para seu desmantelamento. Trump, por sua vez, emitiu um alerta ao presidente venezuelano, afirmando que a renúncia seria a decisão mais sensata, intensificando a tensão entre os dois países.

