Ministro francês considera inaceitável acordo UE-Mercosul em sua forma atual

Rafael Barbosa
Tempo: 2 min.

O ministro francês da Economia e Finanças, Roland Lescure, afirmou que o acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e os países do Mercosul não é aceitável em sua forma atual. Durante uma entrevista ao jornal econômico alemão Handelsblatt, o ministro reiterou a posição da França, o que pode afetar a viagem da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao Brasil, marcada para o próximo sábado.

As preocupações levantadas por Lescure incluem a necessidade de uma ‘cláusula de proteção forte e eficaz’ e a aplicação das normas da UE também nos países do Mercosul. Além disso, o ministro destacou a importância de controles de importação, a fim de atender às demandas dos agricultores europeus, que veem o acordo como uma ameaça à sua competitividade. As negociações têm gerado um intenso debate entre os 27 Estados-membros da UE.

Com a aprovação do acordo, um mercado comum de 722 milhões de habitantes seria criado, beneficiando a UE com a possibilidade de exportar mais produtos. No entanto, a entrada facilitada de produtos como carne bovina e açúcar provenientes do Mercosul gera resistência entre os agricultores europeus, que temem a concorrência desleal. As próximas decisões do Parlamento Europeu serão cruciais para o futuro do tratado.

Compartilhe esta notícia