Ministro da Saúde assina contrato para vacina contra dengue do Butantan

Camila Pires
Tempo: 2 min.

Nesta sexta-feira, 19 de dezembro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, formalizou em São Paulo um contrato de R$ 368 milhões para a aquisição das primeiras doses da vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan. A Butantan-DV, aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é a primeira vacina contra a dengue em dose única do mundo e está destinada a pessoas entre 12 e 59 anos.

O Instituto Butantan deverá entregar 300 mil doses nos próximos dias, que serão utilizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para vacinar voluntários e também para os municípios de Botucatu, em São Paulo, e Maranguape, no Ceará. A vacinação está prevista para começar entre 17 e 18 de janeiro, com um foco inicial na população que participou dos estudos clínicos, antes da expansão para o público geral, conforme mais doses forem disponibilizadas.

O ministro Padilha destacou a importância da vacinação na luta contra a dengue, ressaltando que a meta é vacinar entre 40% e 50% da população para controlar a infecção. O Butantan também planeja entregar mais 1 milhão de doses até o final de janeiro, que serão destinadas aos profissionais de saúde. A vacina é considerada segura e eficaz, com a Anvisa apontando uma taxa de proteção de 74,7% contra a dengue sintomática e 89% contra formas graves da doença.

Compartilhe esta notícia