MapBiomas suspende plataforma após erro em dados de mineração

Sofia Castro
Tempo: 1 min.

O Monitor da Mineração do MapBiomas foi retirado do ar nesta terça-feira (2), após a descoberta de inconsistências nos dados sobre irregularidades em processos minerários no Brasil. Inicialmente, a plataforma indicava que 95.740 processos eram irregulares, mas a correção apontou que o número correto era 22.668, representando 8,8% do total de 257.591 processos conforme dados da Agência Nacional de Mineração (ANM).

César Diniz, coordenador da equipe Mineração do MapBiomas, explicou que a falha se deu por um erro lógico na programação ao interpretar os Sinais de Inconsistência Processual. Como resultado, a versão beta 1.0 da plataforma gerou dados errôneos ao focar na “Autorização de Pesquisa” em vez de apresentar corretamente a distribuição por inconsistência processual. O erro foi identificado no mesmo dia do lançamento da ferramenta.

Uma nova versão, a beta 1.1, será disponibilizada com as informações corrigidas e uma nota explicativa sobre o problema. A expectativa é que a plataforma retome suas operações ainda hoje (3), oferecendo dados precisos e confiáveis sobre a mineração no Brasil, essencial para a supervisão ambiental e a transparência no setor.

Compartilhe esta notícia