No próximo domingo, 7 de dezembro, mais de 42 mil candidatos farão a prova discursiva do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). A avaliação ocorrerá em 228 cidades de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, conforme anunciado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A lista completa dos municípios onde as provas serão aplicadas está disponível no site oficial.
O concurso, que já aprovou 42.499 pessoas na fase anterior, que foi a prova objetiva, exige que os candidatos consultem os cartões de confirmação de inscrição, disponíveis desde o dia 1º de dezembro. As provas para cargos de nível superior ocorrerão entre 13h e 16h, enquanto as de nível intermediário acontecerão das 13h às 15h. Os portões fecharão às 12h30, horário de Brasília, e recomenda-se que os candidatos cheguem com antecedência.
Os candidatos devem se preparar para diferentes formatos de avaliação, com questões específicas para cada nível. Para cargos de nível superior, a prova contará com duas questões, totalizando 45 pontos, enquanto para nível intermediário, a avaliação será uma redação dissertativo-argumentativa, valendo 30 pontos. O desempenho será avaliado com base no conhecimento específico e no domínio da Língua Portuguesa, crucial para o sucesso no concurso.


