A Magnum Ice Cream Company, reconhecida como a maior empresa independente de sorvetes do mundo, fez sua estreia na Bolsa de Valores de Amsterdã nesta segunda-feira. As ações da empresa abriram a 12,20 euros, um valor ligeiramente abaixo do preço de referência estipulado em 12,80 euros. Além de Amsterdã, a Magnum também está prevista para realizar listagens secundárias em Londres e Nova York, ampliando sua presença no mercado global.
O CEO Peter ter Kulve destacou que a Magnum, agora como uma empresa independente de capital aberto, busca ser mais ágil e ambiciosa, com o objetivo de solidificar sua posição de liderança no setor. A separação da unidade de sorvetes da Unilever, anunciada no ano passado, foi impulsionada por pressões de investidores que acreditavam que a divisão teria um desempenho melhor se operasse isoladamente. A unidade de sorvetes gerou uma receita impressionante de 7,9 bilhões de euros em 2023, evidenciando seu potencial de crescimento.
Entretanto, a estreia da Magnum não está isenta de controvérsias. Desavenças públicas surgiram entre a Magnum e os cofundadores da marca Ben & Jerry’s, que também pertenceu à Unilever. Em declarações recentes, o cofundador Ben Cohen acusou a Magnum de tentar silenciar a missão social da Ben & Jerry’s, levantando questões sobre a direção que a nova empresa tomará em relação a seus valores fundacionais.

