Lula anuncia veto ao PL da Dosimetria e gera tensão no Congresso

Bianca Almeida
Tempo: 2 min.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira sua intenção de vetar o projeto de lei da Dosimetria, que foi recentemente aprovado pelo Senado. A proposta, que altera as penas de condenados por atos golpistas, beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro, entre outros. Lula destacou que não foi informado sobre qualquer acordo relacionado à tramitação do projeto, que considera um retrocesso para a democracia.

Durante sua fala, Lula enfatizou a necessidade de responsabilizar os envolvidos em crimes contra a democracia, afirmando que o tema ainda precisa ser discutido após a conclusão da ação penal em curso. O projeto foi aprovado por 48 votos a 25, mas o presidente tem um prazo até fevereiro para formalizar seu veto. Após isso, o Senado deverá decidir se mantém ou derruba a decisão presidencial, exigindo 41 votos para tal.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou a condução do projeto no Senado e confirmou que o presidente vetará a proposta. A aprovação do projeto provocou a reação de partidos da base governista e levou ao ajuizamento de uma ação no Supremo Tribunal Federal pela oposição, buscando a anulação da medida. O cenário político permanece tenso, à medida que o governo se prepara para lidar com as consequências desse impasse legislativo.

Compartilhe esta notícia