O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou que o governo já devolveu R$ 2,6 bilhões para cerca de 3,9 milhões de aposentados que foram vítimas de fraudes perpetradas por associações no âmbito do INSS. O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega da Barragem Panelas II, em Cupira, Pernambuco, onde Lula afirmou que a luta contra a impunidade é fundamental e que os responsáveis devem ser punidos. “Só ficarei contente quando os culpados estiverem na cadeia”, disse o presidente.
As fraudes, que teriam ocorrido entre 2019 e 2024, envolvem descontos indevidos feitos sem autorização dos beneficiários. O INSS está trabalhando para restituir os valores às vítimas, e as investigações da Polícia Federal já resultaram na prisão do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, além de outros dirigentes. Entre as 11 entidades investigadas, está uma que conta com o irmão de Lula, Frei Chico, na vice-presidência, embora ele não seja alvo de ações judiciais.
Além do tema das fraudes, Lula também abordou a questão da violência contra a mulher durante o evento. Ele fez um apelo à sociedade para que se una em defesa da dignidade feminina e declarou que quem comete violência não deve apoiá-lo. Essa declaração reforça a posição do governo em priorizar a proteção das mulheres e combater a violência de gênero no Brasil.

