Lançamento do foguete Hanbit-Nano em Alcântara é adiado para 21h30

Amanda Rocha
Tempo: 2 min.

O lançamento do foguete Hanbit-Nano, programado para ocorrer no Centro de Lançamento de Alcântara, Maranhão, foi adiado para as 21h30 desta sexta-feira (19). A decisão foi tomada após a detecção de uma anomalia no sistema de refrigeração do combustível durante a última etapa de averiguação dos sistemas. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Innospace, empresa responsável pelo veículo, e marca o primeiro lançamento comercial do Brasil.

Inicialmente agendado para quarta-feira (17), o lançamento foi reprogramado para as 15h45 antes de sofrer novo adiamento. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a janela de lançamento agora se estende até 22 de dezembro e envolve uma série de avaliações de sistemas, incluindo condições meteorológicas e pressões dos tanques de combustível. A Innospace ressaltou que as alterações no cronograma são medidas técnicas visando a segurança da operação, sem ligação a falhas no foguete ou nas instalações.

O foguete, que tem 21,8 metros de comprimento e 20 toneladas, levará ao espaço cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais, desenvolvidos por instituições do Brasil e da Índia. Após o lançamento, a trajetória do veículo será monitorada, e quaisquer anomalias poderão resultar na interrupção controlada do voo. A segurança permanece como prioridade máxima, conforme enfatizado pelo Chefe da Divisão de Operações do CLA, Major Robson Coelho de Oliveira.

Compartilhe esta notícia