A semifinal da repescagem europeia para a Copa do Mundo de 2026 será disputada no dia 26 de março, em Bérgamo, onde a seleção italiana enfrentará a Irlanda do Norte. O confronto ocorrerá no estádio da Atalanta, conforme anunciado na quinta-feira (4) pela Federação Italiana de Futebol. A equipe nacional, conhecida como ‘Nazionale’, termina a fase de grupos em segundo lugar, atrás da Noruega, e busca a classificação para o Mundial pela terceira vez consecutiva.
Nos últimos torneios, a Itália enfrentou dificuldades, tendo sido eliminada nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 pela Suécia e, mais recentemente, pela Macedônia do Norte em 2022. A federação ressaltou que a seleção está invicta em Bérgamo, registrando duas vitórias e dois empates em quatro jogos no local. O último encontro da ‘Azzurra’ no Estádio Gewiss foi em setembro passado, quando derrotou a Estônia por 5 a 0, em um jogo que marcou a estreia do técnico Gennaro Gattuso.
Se a seleção italiana vencer a Irlanda do Norte, ocupante da 69ª posição no ranking da FIFA, avançará para o confronto com o vencedor da partida entre País de Gales e Bósnia-Herzegovina. O sucesso nesta semifinal garantirá à equipe uma vaga na Copa do Mundo de 2026, que será realizada em três países: Estados Unidos, México e Canadá.

