Israel intensifica ataques a alvos do Hezbollah no Líbano

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 2 min.

Nesta sexta-feira, 26 de dezembro de 2025, o Exército israelense anunciou uma série de ataques aéreos direcionados a alvos do Hezbollah no Líbano. As operações incluíram ataques a depósitos de armas e um complexo de treinamento do movimento islamista, que recebe apoio do Irã. O comunicado militar enfatizou que as ações visavam estruturas utilizadas pelo Hezbollah para realizar atentados contra Israel.

De acordo com a Agência Nacional de Notícias do Líbano, os bombardeios ocorreram em áreas montanhosas dos distritos de Nabatiyeh, Jezzine e Hermel, localizados no sul e leste do país. Esses ataques se sucedem a um contexto de tensões crescentes, mesmo após um cessar-fogo estabelecido em novembro de 2024, que deveria pôr fim a mais de um ano de confrontos. Desde então, mais de 340 pessoas perderam a vida devido a ataques israelenses no Líbano, segundo dados do Ministério da Saúde libanês.

Os ataques desta sexta-feira seguem bombardeios realizados um dia antes perto da fronteira com a Síria, que resultaram em três mortos. O Exército israelense reafirmou seu compromisso em eliminar qualquer ameaça representada pelo Hezbollah. A situação se agrava à medida que os confrontos entre Israel e o movimento islamista, aliado do Hamas, continuam a se intensificar, levantando preocupações sobre a estabilidade na região.

Compartilhe esta notícia