Inmet prevê chuvas acima da média no Brasil para o verão de 2025

Thiago Martins
Tempo: 2 min.

O verão do Hemisfério Sul se inicia neste domingo (21) e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chuvas acima da média são esperadas em grande parte das regiões Norte e Sul do Brasil. Enquanto isso, algumas áreas do Nordeste e do Centro-Oeste podem enfrentar volumes de precipitação abaixo da média histórica, com destaque para o sudeste do Pará e Tocantins, que devem ter clima mais seco.

Na Região Norte, a previsão é de precipitações e temperaturas elevadas, com exceção de alguns estados. O Inmet estima que a temperatura média do ar no Amazonas e em partes do Pará e Acre pode ser até 0,5 grau Celsius acima da média histórica. Já no Sul, chuvas acima da média são esperadas em todos os estados, especialmente nas mesorregiões do Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem ser até 50 mm superiores à média.

Por outro lado, o Nordeste enfrenta um cenário oposto, com chuvas abaixo da média, principalmente na Bahia e em Sergipe. A previsão é de que as temperaturas fiquem acima da média em várias regiões, com destaque para a Zona de Convergência do Atlântico Sul, que deve influenciar as chuvas. A estação de verão, que se estende até 20 de março de 2026, trará também a possibilidade de eventos climáticos severos, como chuvas intensas e descargas elétricas.

Compartilhe esta notícia