O Ibovespa Futuro iniciou o dia em baixa, recuando 0,20% e alcançando 165.005 pontos, em meio à expectativa pela divulgação dos dados de inflação dos Estados Unidos. Os investidores acreditam que esses dados não impedirão o Federal Reserve (Fed) de promover um corte na taxa de juros na próxima quarta-feira, 10 de dezembro, de acordo com as projeções atuais.
O índice PCE, principal indicador de inflação do Fed, será divulgado às 10h30 e é esperado que apresente uma alta de 0,2% no núcleo, mantendo a taxa anual em 2,9%. Apesar da expectativa de um corte de juros, a decisão do banco central pode ser debatida, com alguns membros expressando oposição a novas reduções. A cena econômica nos EUA e suas implicações para o Brasil são monitoradas de perto pelos investidores.
Na esfera nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com o ministro da Fazenda e outros ministros para discutir questões econômicas. Enquanto isso, os mercados internacionais reagem às expectativas em relação ao Fed, com Wall Street e os mercados europeus apresentando resultados mistos. O cenário global continua incerto, especialmente com os desenvolvimentos em relação à guerra na Ucrânia e suas consequências econômicas.


