O Ibovespa Futuro iniciou a sexta-feira (5) em baixa, refletindo a expectativa em torno dos dados de inflação dos Estados Unidos. Às 9h04 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em dezembro apresentava um recuo de 0,20%, alcançando 165.005 pontos. O foco dos investidores está na divulgação do índice PCE, a medida preferida do Fed para acompanhar a inflação, prevista para às 10h30.
As projeções indicam um aumento de 0,2% no núcleo do índice, mantendo a taxa anual em 2,9%. A expectativa é de que o Fed corte a taxa de juros em 0,25 ponto percentual na próxima quarta-feira, com algumas discussões internas sobre essa decisão. Essa possibilidade gera um ambiente de incerteza, já que cinco dos doze membros do Fed se opõem publicamente a novas reduções.
No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com o ministro da Fazenda e outros ministros, o que pode impactar o mercado local. Enquanto isso, os mercados internacionais também reagem a possíveis mudanças na política monetária do Fed e às negociações de paz na Ucrânia, destacando um cenário global volátil que afeta as ações e commodities.


