O Ibovespa Futuro registrou uma queda de 0,25% nesta terça-feira, 9 de dezembro, atingindo 158.455 pontos, em meio à expectativa pela decisão de política monetária do Federal Reserve e do Banco Central. O mercado também foi impactado pela declaração do senador Flávio Bolsonaro, que afirmou que sua candidatura à Presidência é irreversível, trazendo à tona o denominado “risco Flávio Bolsonaro”.
Além da instabilidade política, os investidores estão atentos às decisões que ocorrerão na quarta-feira, com a expectativa de manutenção da taxa Selic em 15% pelo Banco Central do Brasil e um possível corte de 25 pontos-base pelo Fed. A posição do governador de São Paulo, que reafirmou apoio à candidatura de Flávio, e a situação econômica global também são fatores considerados pelos agentes do mercado.
As decisões de política monetária nos dois países são vistas como cruciais para o cenário econômico futuro. A reação dos mercados às alterações nas taxas de juros será monitorada de perto, especialmente em um ambiente de incertezas políticas e econômicas, que pode influenciar a confiança dos investidores em relação ao Brasil e suas perspectivas de crescimento.

